Versão para impressão: Lição para Células 2017 – 14 A 20-08-2018

Introdução – Segundo o dicionário da Língua Portuguesa, OPORTUNIDADE significa: Ocasião favorável; qualidade do que é oportuno; conveniência. Tratando-se da vida espiritual, a Palavra de Deus através de nosso texto base nos dá: ocasiões favoráveis, momentos oportunos e convenientes para:  

 

  • Santificar a Cristo Jesus como Senhor em nossos corações – I Pedro 3:15a. Esta santificação deve ser desejada e progressiva na vida de todos que se entregam a Jesus.
  • Estar preparado para responder com mansidão e temor – I Pedro 3:15b. O preparo deve ser uma busca de cada um a fim de servir melhor e cada dia mais o Senhor.
  • Responder a qualquer um que nos perguntar a razão da esperança que há em nós – I Pedro 3:15c. Responder sobre a esperança que há em nós, deve ser a maior alegria do que o Senhor já fez em nossa vida, está fazendo, e ainda fará. São muitas bênçãos que ainda estão por vir, Efésios 3:20-21.

 

I   –   SANTIFICAÇÃO    –   Col. 3:1-10

Essa passagem nos dá a oportunidade, de nos santificar de forma que todos ao nosso redor, observem e percebam a mudança que tivemos depois que nos entregamos a Jesus. A santificação, é  a maior prova que Jesus está em nosso coração.

  • Sigamos a instrução de Hebreus 12:14.

 

II   –    BRANDURA         –     II Tm. 2:11-16,  24-25

É a oportunidade de estar preparado para responder com mansidão e temor, o que Cristo é em nossa vida, e anunciar a mensagem do plano de Deus para a vida do homem   –  Jer. 29:11.

 

 

III   –   A Razão da Esperança que Há em Nós   –   Col. 1:26-28

  1. a) Esperança que supera toda imaginação – 1 Coríntio 2:9-10.
  2. b) Esperança recebida pelo evangelho – Colossenses 1:23.
  3. c) Esperança que está reservada para nós no Céu – 1 Pedro 1:3-5.
  4. d) Esperança que opera purificação – 1 João 3:3.

                                                                                                                                                             CONCLUSÃO – Oportunidades: Responder a qualquer um…– I Pe. 3:15c. Está escrito em II TM. 4:2 a ordem “Prega a Palavra, em Tempo e Fora de tempo…”; É o que o Apóstolo Paulo afirma em I Co. 9:16. Porisso o tema desta lição: “OPORTUNIDADES”. Precisamos estar sempre em oração a fim de que o Espírito Santo possa nos dirigir em todas as oportunidades que se nos apresentam de anunciarmos “A Razão da Esperança que Há em Nós”, a CERTEZA da vida eterna em Cristo Jesus não  perdendo as OPORTUNIDADES de nos santificar e nos preparar para testemunhar do que o Senhor é para nós. Isso é o que Ele espera de cada um que Ele mesmo libertou, transformou, salvou e tem abençoado cada dia mais …