versão para impressão – 010 LIÇÃO AMPLITUDE PGM -10-ABRIL23
Êxodo 3:1 a 4:17
Intr.: “Deus insiste em nos usar”- Assim também, o chamado divino de Moisés para voltar ao Egito e libertar o povo.
No entanto, ele se mostrava bastante relutante, pois, lá atrás, quando tinha 40 anos de idade, ele já havia tentado
realizar esta missão e fracassou. Imagine agora, com cerca de 80 anos, com um “mandado de prisão” por assassinato
ainda em aberto contra ele no Egito! A cada fala de Deus, Moisés arranjava uma desculpa para ficar no deserto.
Isso nos ensina que apesar dos nossos fracassos anteriores, de nossas deficiências pessoais e nossos medos, Deus
insiste em nos usar. E por que Deus insiste em nos usar, apesar de sermos tão fracos? Pelos seguintes MOTIVOS:
• POR QUE ELE É SOBERANO;
• ELE DESEJA COMPLETAR A NOSSA HISTÓRIA;
• E SE IMPORTA COM O SOFRIMENTO DO SEU POVO
1o MOTIVO: PORQUE DEUS É SOBERANO – Êxodo 3:20
Gostamos de pensar que Deus é Soberano, que Ele está no comando de tudo, que pode fazer o que quiser com o
ímpio, mas não gostamos de admitir que Deus, em sua Soberania, pode, sim, levar alguém do seu povo a fazer algo
que esta pessoa não quer fazer! Mas a verdade é que Ele escolhe a quem quer, para fazer a sua vontade! Esta foi a
óbvia conclusão de Jó: “Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.” – Jó 42:2
➢ “Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.” – Fil. 2:13
Deus tem um chamado pessoal para cada um de nós (Rom. 8.30), uma missão que somente cada um de nós poderá
realizar, individualmente, com nossa história de vida e, nossos contatos pessoais. Que resposta Ele espera de mim ?
Diga para Deus, agora: “Eis-me aqui, meu Soberano Senhor!”.
2o MOTIVO: PORQUE DEUS DESEJA COMPLETAR A NOSSA HISTÓRIA
Imagine como seria totalmente sem graça a história de Moisés se ele não tivesse voltado ao Egito. Seria apenas a
história de um menino que nasceu para ser grande mas terminou pequeno, como um assassino foragido, escondido
no deserto até os seus últimos dias, remoendo os seus fracassos.
Deus quer completar a nossa história, dar-nos um sentido maior. Jesus não nos livrou da escravidão do pecado para
vivermos vida medíocres e egoístas, sem nunca experimentar o poder de Deus em nós e através de nós.
Veja o que Ele diz nas escrituras : LER – Salmos 8:4,5; compare com – João 10:10
➢ Deus insiste em nos usar, pois deseja completar a nossa história. Não importa aonde estamos, nem como
estamos, Ele nos chama de volta a andar na Sua vontade.
Diga agora para o seu SENHOR: “Sim! Usa-me para Sua glória!”.
3o: PORQUE DEUS SE IMPORTA COM O SOFRIMENTO HUMANO – João 3:16,17
Deus enviou Moisés especificamente, para libertar o Seu povo da escravidão do Egito, mas, quanto à Jesus, Deus o
enviou para SALVAR O MUNDO!
Observe como anda os números mundiais das enfermidades, da violência, da fome, dos divórcios, dos suicídios, das
guerras, etc. O mundo está realmente sofrendo nas mãos do maligno (João 8.34; Efésios 2.1-3); Precisamos lançar
esperança em seus corações, pois o homem não precisa mais sofrer debaixo desta escravidão, uma vez que Cristo já
despojou os principados e as potestades na cruz – Cl 2.15.
Deixe Deus te usar para libertar o mundo das garras de Satanás, responda:
“Sim, Senhor, quero ser um instrumento de salvação em Tuas mãos. Usa-me com poder!”.
CONCLUSÃO; – Em sua soberania, Deus insiste em nos usar em sua obra para, num só golpe, completar a nossa
história e libertar os bilhões de seres humanos que permanecem na escravidão do pecado; portanto, a única
resposta piedosa que podemos lhe dar é esta: “Eis-me aqui, Soberano Senhor, usa-me a mim”.
Consagremos todo o nosso a Deus, envolvendo-nos com sua obra tão gloriosa.