Versão para impressão 013 – LIÇÃO AMPLITUDE PGM – ABRIL23

IBR/Lições – Abril                                                                                                                                              23/04/2023

DERRUBANDO MURALHAS  – Josué 6:1-27

INTR.: Josué 6:1-27 descreve a conquista de Jericó pelos israelitas sob a liderança de Josué. De acordo com a narrativa bíblica, as muralhas da cidade de Jericó eram altas, largas e fortes. Eram intransponíveis

  • Quando nos deparamos com desafios e obstáculos em nossas vidas, muitas vezes sentimos que não somos capazes de superá-los.

Mas esta história nos ensina que, quando lutamos com Deus do nosso lado, podemos superar quaisquer barreiras. Vamos aprender um pouco sobre vencer batalhas com Deus.

1° – A VITÓRIA VEM DO SENHOR – Rom. 8:31

Deus instruiu Josué a marchar em volta da cidade uma vez por dia durante seis dias, com sete sacerdotes tocando trombetas. No sétimo dia, eles deveriam marchar em volta da cidade sete vezes e, na sétima volta, os sacerdotes deveriam tocar as trombetas e todo o povo deveria gritar. (Js.6:2-5)

  • Então, as muralhas caíram e os israelitas conquistaram a cidade. ( 6:16, 20)
  • Nunca, poder humano algum, poderia fazer aquilo. A Vitória Vem do Senhor!

 

2° – OBEDIÊNCIA E FÉ  – Josué 6:2-5

Quando Deus ordenou que Josué e os israelitas marchassem em volta da cidade de Jericó durante sete dias, parecia um plano louco e sem sentido. Josué confiou na promessa; que Deus lhe entregaria a cidade.

A obediência e a fé de Josué foram recompensadas quando as muralhas caíram e a cidade foi conquistada.

  • Isso nos ensina que, para vencer batalhas com Deus, precisamos obedecer à sua palavra e ter fé em suas promessas, mesmo que não compreendamos completamente seus planos.
  • Será que podemos continuar a confiar nas promessas do Senhor? ELE diz em sua palavra (Mal. 3:6a) “Porque eu, o Senhor, não mudo..”

Pergunta: Alguma vez você teve que confiar que Deus lhe daria vitória sobre uma causa impossível ?

 

3° – PERSISTÊNCIA E PACIÊNCIA – Josué 6:12-15, 20

Eles não conquistaram Jericó de uma só vez. Eles tiveram que ser Persistentes e Pacientes, marchando em volta da cidade uma vez por dia, sem ver nenhum resultado visível, durante sete.

  • Essa história nos ensina que, para vencer batalhas com Deus, precisamos ser persistentes e pacientes, mantendo a fé e a obediência mesmo quando não vemos resultados imediatos.

Pergunta: Você sabe esperar com confiança e fé, o tempo do agir de Deus ?

 

4° – GRATIDÃO E LOUVOR – Josué 6:16-17, 20-21

Quando as muralhas de Jericó caíram, a primeira coisa que Josué ordenou foi que o povo louvasse a Deus. Em vez de se gabar da sua conquista, Josué reconheceu que foi Deus quem deu a vitória.

Os israelitas demonstraram sua gratidão a Deus, ao destruir a cidade, oferecendo tudo o que havia nela como um sacrifício a Ele.

  • Isso nos ensina que, ao vencer batalhas com Deus, precisamos nunca esquecermos de dar-Lhe gratidão e louvor com tudo o que temos e somos, pois Ele é digno de toda a adoração.

 

CONCLUSÃO: A vitória sobre Jericó nos ensina que, quando lutamos com Deus do nosso lado, podemos superar qualquer obstáculo. Para vencer batalhas com Deus, precisamos ter obediência e fé em suas promessas, persistência e paciência em sua vontade, gratidão e louvor por suas bênçãos e vitórias.

  • Que possamos aplicar estes princípios em nossas vidas e confiar em Deus para nos dar a vitória em todas as nossas batalhas.