IBR/Lições – abril                                                                                                                                                               16/04/2023

Versão para impressão 012 LIÇÃO AMPLITUDE PGM – 11-ABRIL23

CHAMADOS À LIBERDADE

Gál. 5:13-26;  Rom. 6:14

INTRODUÇÃO: O que é liberdade? Para muitas pessoas ser livre é fazer o que quiserem, porém para a Bíblia, ser livre é viver segundo a vontade de Deus. As Igrejas de Galácia passavam por um momento de conflitos com os legalistas; estes ensinavam que a liberdade e a salvação só seriam possíveis pela prática das leis religiosas judaicas. Precisamos entender que em Cristo, nascemos de novo; e isto diz respeito a termos uma nova vida. Para compreendermos qual é o chamado à liberdade, vamos ver o que esta nova vida fez em nós.

1. SERVOS UNS DOS OUTROS – Gál. 5:13.

Antes da nossa conversão estávamos mortos em nossos delitos e pecados, fazendo a vontade da carne (LER Jo. 8:34) e sem liberdade alguma, embora acreditássemos que a tivéssemos! Após a conversão nos tornamos escravos de Cristo, agora de fato livres, podemos servir uns aos outros. Antes do nosso resgate, nosso desejo era que as pessoas estivessem ao nosso dispor. Com a conversão, nós é que ficamos à disposição delas. Paulo chama a nossa atenção sobre isso: “Não permitir que o pecado volte a nos governar”

Participação               a) Quais atitudes podemos tomar que possa ferir o coração das pessoas?

de todos                     b) Como podemos resolver conflitos na igreja, no pgm e em nossa família?

1. AMOR LIBERTA E AS REGRAS APRISIONAM.

Ninguém consegue cumprir os Dez Mandamentos todos os dias. Se quisermos seguir regras religiosas ficaremos frustrados, pois perceberemos que somos incapazes de fazê-lo! Em Cristo, o amor é o fundamento da nossa Nova Vida. Ou seja, amar a Deus e ao próximo; Leia Gal. 5:22a – O fruto do Espírito é o AMOR. O texto nos faz ver as ações que esse amor produz – vs. 22 e 23.

“No Reino de Deus não somos concorrentes, mas aliados num único objetivo chegar nos céus com nossas mãos cheias de fruto para Cristo – Jo. 15:16”.

1. CHAMADOS PARA VENCERMOS A CARNE (v.16). – Viva no Espírito e não na carne.

Viver no Espírito é ser guiado por ele, por meio da disciplina, da oração e leitura da Palavra, somente por esse caminho conseguiremos discernir a vontade do Espírito para nós. Se não oro e não conheço a Palavra como posso decidir corretamente?

• Mesmo já sendo cristão alguma vez decidiu errado por não consultar a Palavra de Deus?

Gal. 5:13 nos  ensina a sermos moderados e atentos à palavra de Deus sendo cuidadosos em não usar a Graça, a Bondade e amor de Deus como desculpas para pecarmos. Por isso Paulo diz no vs. 1° – “estai pois, firmes”

1. OBRAS DA CARNE X FRUTO DO ESPÍRITO. (5:19-21). Mesmo sendo cristãos, há uma luta entre carne e Espírito. É possível que encontremos algumas dificuldades para vencermos certos pecados e por isso recaímos nos mesmos erros. Precisamos assim, fortalecer os nossos pés no caminho do Senhor: Gal. 5:24-25  “E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.”

CONCLUSÃO: Todos nós desejamos ser livres, mas, muitas vezes nós escolhemos nos tornar escravos novamente quando nos recusamos a orar, estudar a palavra, e nos desviar de todo tipo de mal. Sigamos a orientação do nosso Senhor para não cair nas armadilhas de satanás:

“Vigiai e orai, para não cair em tentação. O espírito, com certeza, está preparado, mas a carne é fraca”. – Mt.26:41