CHAMADOS A SER AMIGOS DE DEUS

Lição p/Células – Nov.2019                                                                                                                       25 a 31/11/2019

                 Versão para impressão: CHAMADOS A SER AMIGOS DE DEUS – LIÇÃO CÉL. 11-04-19

                                                Tg. 4.1-10

Quebra-Gelo

  • O que significa ter amizade com o mundo?
  • Por que a amizade com o mundo nos faz inimigos de Deus?
  • De que formas o mundo tenta nos afastar do relacionamento com Deus?

 

Intr.: A Palavra de Deus afirma que “o mundo jaz no maligno” – (I Jo. 5:19), “ todo o mundo está sob o poder do maligno”. Assim, ter amizade, ser “amigo” do mundo, é se colocar sob o poder e influência do maligno; Consequentemente, não será possível estabelecer um relacionamento com Deus.

  • Muitos valores e princípios divulgados abertamente em programas de TV, filmes e músicas refletem os valores do mundo que não se misturam com os valores de Deus – (I Jo. 2:16)
  • Essa realidade precisa estar bem clara na mente do cristão, pois há uma tendência, principalmente, nos tempos modernos, de aceitar os valores corrompidos do mundo ao lado dos valores de Deus, como se eles pudessem ser conciliados – (I Jo. 2:15)
  • Nessa passagem de Tiago 4:1-10, aprendemos que é impossível manter um relacionamento pessoal com Deus e continuar vivendo os valores e princípios do mundo.

 

 

I   –  DESDE O PRINCÍPIO  –  Gn. 3:1-5

 

O diabo, inimigo e adversário do homem, procura desde o princípio, separar o homem de Deus. As estratégias são infindáveis: prazeres, dinheiro, fama, sucesso (Gn. 3:6 “árvore Boa, Agradável, Desejável). Tudo isso apresentado com uma falsa e enganosa alegria. É como um belíssimo banquete que, na realidade, está envenenado.

  • O diabo luta para separar o homem de Deus alimentando a sua “natureza” humana: “a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação (soberba) da vida” (1 João 2.16).

 

II  –  EXCLUSIVIDADE  –  Tg. 4:4a

O amor de Deus é tão grande que, qualquer relacionamento que busque encontrar prazer e realização longe de Deus, fere Sua vontade para nós. No versículo seguinte (5) Tiago mostra que o Espírito que Deus fez habitar em nós sente forte ciúmes.

  • Ele deseja ardentemente que nosso relacionamento com Ele seja exclusivo, assim como o relacionamento entre marido e mulher; daí a expressão tão forte usada no vers.4 “adúlteros e adúlteras”, para demonstrar que Deus deseja um relacionamento de exclusividade com Ele.

Para reflexão: Eu tenho correspondido a esse amor de Deus ?

Se você fizer uma lista das coisas que precisas abrir    mão para andar com Deus, qual seria a principal ?

CONCLUSÃO: Aos olhos humanos, pode parecer extremamente difícil se afastar da amizade com o mundo, que são, à primeira vista, agradáveis e inofensivos. Mas quando vem a compreensão de que é uma alegria temporária, de que são prazeres transitórios, surge o desejo de abandoná-los e trocá-los por algo permanente e duradouro. É por isso que, após destacar o desejo intenso de Deus por um relacionamento exclusivo com Ele, Tiago demonstra que Deus dá graça para quem quer “terminar o relacionamento” com o mundo (v. 6). Basta que tenhamos um coração humilde e desejoso por esse relacionamento (Jer. 29:13)

 

juniorman23

Leave a Reply Text

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *