Gn. 6:8-15 

INTR.: Noé foi o único que restou da sua geração. Naquela época as pessoas viviam para satisfazer o seu próprio prazer, e não para fazer a vontade de Deus. Noé, porém achou graça aos olhos de Deus e a sua história nos mostra alguns passos que precisamos dar para acharmos graça aos olhos de Deus.

I   –    QUANDO CONFIAMOS NELE COMPLETAMENTE

A Bíblia diz que Noé andava com Deus e por isso desfrutava de um íntimo relacionamento com Ele. Noé confiou em Deus, mesmo quando não fazia sentido (ler: Gn 6:17;  2:5-6). Pela fé ele confiou completamente no Senhor e não deixou que a dúvida o afastasse da vontade de Deus. 

  • Quando confiamos em Deus nós assinamos uma folha em branco e deixamos que Deus escreva a história de nossas vidas e nos faça o melhor. “Eu bem sei que pensamentos penso de vós, diz o    Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.”  (Jr 29:11). O que Deus mais quer é ter um relacionamento conosco, ser nosso amigo (I-Sm 15:22). 

Por isso decida confiar plenamente no Senhor a partir de agora porque nisso você achará graça aos Seus olhos.

II  –   QUANDO OBEDECEMOS A SUA PALAVRA

Noé não confiou apenas no Senhor, mas ele obedeceu exatamente a tudo aquilo que o Senhor havia lhe ordenado. Ele não murmurou, não questionou nem fez restrições, mas obedeceu imediatamente. Obediência atrasada é desobediência. A compreensão pode esperar, mas a obediência não.

  • O abecedário do servo de Deus é OBDC.  Uma vida obediente a Deus pode lhe ensinar mais sobre Deus que uma vida inteira de discussão bíblica.

Davi pedia um coração puro ao Senhor – Sl. 51:10; Um coração puro não é um coração vazio, mas um coração obediente. A fé nos traz a salvação; mas uma obediência ativa demonstra o quanto a nossa fé é genuína.

Decida confiar no Senhor, e, obedecendo imediatamente aos mandamentos e estatutos estabelecidos na sua Palavra; agindo sempre conforme a vontade de Deus.

 III  –  QUANDO USAMOS NOSSAS HABILIDADES PARA ELE

Podemos perceber que Noé era um artesão habilidoso, pois ao ouvir atentamente a orientação de como a arca deveria ser construída, ele usou todas as suas habilidades para obedecer a ordem divina.

  • Ele fez tudo conforme o Senhor lhe mandou, sendo fiel a cada detalhe

Temos que fazer conforme tudo o que Deus nos deu – constituir famílias, trabalhar, estudar…De forma a glorificar o nome do Senhor – (ler – Col. 3:23). Foi para isso que Deus nos fez. Quando agimos assim atraímos a atenção do Senhor para a nossa vida e achamos graça diante dos seus olhos. Deus não está indiferente às nossas habilidades. Ele não se alegra somente quando oramos, jejuamos, lemos a palavra, mas em todos os momentos da nossa vida. O Senhor encontra prazer quando fazemos tudo para Ele – (Heb. 12:28). A única coisa que Deus não acha graça nenhuma em nós é o pecado.

CONCLUSÃO: Deixe Deus sorrir para você. Assim como fez Noé, decida também confiar completamente no Senhor, tendo o cuidado de obedecer aos mandamentos da sua Palavra e usando todas as suas habilidades para louvá-lo, honrá-lo e agradá-lo – (I Pe.4:10).

                                                                                                                                                                                                             IGREJA BATISTA DO BOSQUE-CS