Lição p/ Células – Agos.2018                                                                                                                              06 a 12/08/2018

QUANDO JESUS ESTÁ NA CASA

EMAÚS – VIMOS O SENHOR  – Lc. 24:13-35

versão para impressão: LIÇÃO CÉL. 08.1-2018

Intr.: A história dos dois discípulos a caminho de Emaús é uma das últimas narrativas do evangelho de Lucas. Emaús era um povoado que ficava à 11 km de Jerusalém de onde eles saíram.Temos para nós que essa estrada é como um caminho de regresso, considerada como a estrada da falta de fé, da inobservância das escrituras, da decepção, do desespero, e da desobediência. O que poderia ter impedido os discípulos de não reconhecerem a Jesus?

I – ELES NÃO CONHECIAM JESUS – Eles andaram com Jesus por pelo menos 3 anos, viram Ele ressuscitar mortos, dar vista à cegos, fazer paralíticos andar, perdoar pecados, realizar todo tipo e sinal e maravilhas! Mas não reconheceram Jesus. E sabe porquê? Eles ainda não tinham tido uma experiência verdadeira com Jesus. A incredulidade impediu que eles O reconhecessem. Estavam tristes (v.17). Eles viam Jesus como profeta, mas não como Messias (v.19)!

1. A ignorância das Escrituras: (ler)  Lucas 24:25-27 –  João 5:39
  2. Muitos se encontram exatamente nessa situação. Conhecem Jesus apenas de ouvir falar ou até já presenciaram Ele realizar cura e sinais na vida de outros, mas não tiveram uma experiência pessoal com Jesus.

VOCÊ JÁ RECEBEU A JESUS COMO SALVADOR E SENHOR DA SUA VIDA?

II – ELES NÃO SE CONHECIAM –

1. Ao responder o questionamento de Jesus, sobre o que estavam conversando, eles demonstram que além de não O conhecerem, também não se conheciam. Disseram que “os chefes dos sacerdotes e as autoridades O crucificaram”. Ainda não tinham entendido que Jesus morreu pelos pecados deles e de toda humanidade. João Calvino disse certa vez o seguinte: “Nossa dignidade está no reconhecimento de nossa indignidade”.
  2. Muitas vezes nosso maior erro é não nos reconhecermos como realmente somos, pecadores, falhos e sem nenhum mérito em nós mesmos. A única coisa que nós merecemos é a condenação. Por isso Cristo foi crucificado, para nos dar o perdão e a vida eterna!

III – ELES ESTAVAM DECEPCIONADOS –   Vs. 21

1. Eles depositaram suas esperanças em algo que Jesus não veio fazer. Em algo que Jesus não tinha prometido. Achavam que Ele iria libertar a nação judaica da sujeição a Romana. Jesus tinha algo profundamente maior e melhor para eles (ler Lc. 19:10), o perdão dos pecados e a vida eterna, mas eles estavam com seus olhos voltados para algo passageiro e efêmero.

Ao dizer: “E hoje é o terceiro dia desde que tudo isso aconteceu. ”, eles demostram que não criam no sobrenatural de Deus, se algo não tinha acontecido até ali, não ia acontecer mais. Isso tudo os deixou decepcionados.

1. Essa mesma atitude se repete em nossos dias. Pessoas que buscam a Deus não pelo que Ele é, mas porque querem a resolução de seus problemas. Querem restaurar seus casamentos, querem cura para suas doenças físicas e da alma, querem uma casa, um carro, querem resolver seus problemas financeiros, querem tudo! Querem a benção de Deus, mas não o Deus da benção! E ainda querem do jeito que eles imaginam! E como se não bastasse, não creem no sobrenatural de Deus.

IV  –  O CONVITE:  FICA CONOSCO  – Vs. 29

E os dois discípulos a caminho de Emaús, enfim acalmam os ânimos, descansam os corações, sentem paz e segurança. Convidam Jesus: “Fica conosco”. E quando estavam à mesa, Jesus abençoa o pão e divide com eles, então, os olhos dos dois são abertos. É interessante, que apesar de ter um novo corpo, Jesus ressuscitou conservando as marcas da crucificação. Ele as mostrou em Emaús no partir do pão. Então entenderam tudo o que lhes acontecera quando:

1. Convidaram Jesus para entrar na casa deles.
  2.  Deixaram Ele assumir a posição de anfitrião e celebrar a ceia.

CONCLUSÃO.: É possível que muitos de nós, mesmo tendo um diálogo com Jesus, não O reconheça. Isso é assustador, mas acontece. Foi o caso daquele jovem rico, descrito em Marcos 10: 17-22. Ele ouviu Jesus, mas se negou a segui-Lo. Triste. Os discípulos em Emaús, ouviram a Jesus e disseram: “Fica conosco”. Eles convidaram Jesus a cear não apenas à mesa deles, mas a fazer morada em seus corações.