QUANDO JESUS ESTÁ NA CASA

HÁ PERDÃO PARA TODOS  –  Lc. 7:36-50

 

QUEBRA GELO: Você já recebeu a visita de uma pessoa importante ou famosa em sua casa? Qual foi sua maior preocupação?   (para participação da célula)

O estudo desta semana trata de uma visita de Jesus à casa de um fariseu que não O reconheceu como digno de uma honra especial.  (Ap. 3:20 fala “Estou à porta, e bato, se alguém ouvir…cearei com ele).Os Fariseus tinham sempre embates com Jesus devido a sua própria religião; eles procuravam ver  erros em Jesus. Parece que Simão tinha esta intenção, pois ele não recebeu Jesus como devia. Os judeus eram um povo bem hospitaleiro, até a sua própria lei os direcionava a isto.

I   –   QUEM É JESUS ?  –  vs. 39

  1. Simão não reconhecia a Jesus nem como um profeta, quanto mais como Senhor e Messias. Com essa atitude ele se colocava numa posição acima de Jesus.
  2. É assim que muitos hoje veem Jesus. Se acham superiores, auto-suficientes

II   –   DEUS GRACIOSO –  VS. 41 – 42

Os pensamentos de Simão foram decifrados por Jesus que, usou uma parábola. Dois homens deviam ao mesmo credor. Um devia 500 denários e outro 50 (Um denário era o salário de um dia de trabalho)  Ambos não tinham como pagar. O credor perdoou aos dois. Quem haverá de amá-lo mais?

  1. O próprio fariseu respondeu que aquele que fora perdoado da dívida dez vezes maior – ( 43);
  2. O Senhor Jesus sabia o que Simão estava pensando e procura corrigi-lo de modo brando e gracioso. “Vês tu esta mulher?” (44).  Ao perguntar a Simão se ele via a mulher, Jesus estava dirigindo a atenção de Simão não para a mulher, mas para que considerasse sua própria vida espiritual diante de Deus.  (LER  Ap. 3:20)
  3. Jesus estava ensinando a Simão que o seu perdão alcança a todos que reconhecem seus próprios pecados; sejam eles, muitos ou poucos (LER 7: 44 a 47).

III   –  DE QUANTO DEUS O PERDOOU? QUANTO VOCÊ O AMA?

Por gratidão e amor ela lavara os pés de Jesus com lágrimas, enxugara com os próprios cabelos, beijara e os ungira com perfume. Um perdão tão grande gerava um grande amor. Infelizmente, há pessoas que perdem oportunidades dadas por Deus.  (LER – II Co. 6:2)

CONCLUSÃO: Precisamos  reconhecer a oportunidade que Deus nos dá hoje. A presença de Jesus na casa de Simão inspirou perdão. 7:48

  • Não importava o que ela havia feito. Sua atitude denunciava verdadeiro arrependimento e portanto, apta a receber verdadeiro perdão.
  • Não houve necessidade de pedido de perdão, a atitude da mulher, por si só, já denunciava seu desejo de ser perdoada.
  • As atitudes demonstram, mais do que qualquer palavra, a legitimidade da conversão.

 

 

 

PIC-NIC DA FAMÍLIA BATISTA  09 JULHO 2018