versão para impressão: Jesus na casa- culpas canceladas

Lição p/Células – junho/2018                                                                                                          18 a 24/06/2018

QUANDO JESUS ESTÁ NA CASA

AS CULPAS SÃO CANCELADAS – Lc. 5:27-32

Levi –  Um irmão traidor

INTR.: No evangelho de  Lucas, identificamos dois cobradores de impostos que creram em Jesus — Levi (também chamado de Mateus –“Mt 9:9”) e Zaqueu (Lc 19:1-10). A ideia de pagar impostos para Roma era muito ruim, mas, quando eram judeus que cobravam estes impostos para Roma, era ainda muito pior. Assim, Levi era uma espécie de “irmão traidor”.  Mas essa situação mudaria porque Jesus entraria em sua casa.

I   –   JESUS NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS  –  Vs. 27

  1. Levi não era bem quisto entre os judeus, ele era como um traidor do seu próprio povo; a fama dos cobradores de impostos era muito ruim, mas Jesus o amou e queria entrar em sua casa, em sua vida. – 27.
  2. Cura para os enfermos; Perdão para os pecadores: Jesus ama e deseja salvar a todos. Veja os vs. 31 e 32. Todos estão enfermos por causa dos pecados – Ler 3:23. Jesus veio para trazer perdão – Ap. 3:20 (ler)

Você já recebeu o perdão de Jesus?  –  Jo. 1:12 (ler)

II   –   FESTA DO PERDÃO   –  Vs. 28

Levi recebeu o perdão em Jesus. O versículo 28 revela que ele recebeu Jesus em seu coração. Com certeza Levi já sabia dos milagres que Jesus fizera; as pessoas curadas na casa de Pedro; como curou o paralítico conduzido pelos 4 amigos e como PERDOOU seus pecados;

  1. Levi entregou sua vida a Jesus – 28 “…deixando tudo, O seguiu”. Ele se tornou um discípulo de Jesus

Você já entregou sua vida a Cristo? Já convidou-o para entrar também em sua casa?

 

  1. A alegria tomou o seu coração de tal forma que ele fez uma festa para Jesus – 29a.

Você já pensou alguma vez em fazer uma festa a Jesus por ter recebido perdão dos pecados ?

 

III  –  ALEGRIA CONTAGIANTE   –  Vs. 29

Levi faz um jantar para Jesus; a sua alma transbordava de alegria por ter sido encontrado por Cristo. Mas, ele queria que todos os seus amigos conhecessem aquele que trouxe alegria e perdão para sua vida.  Ele se preocupou mesmo com a salvação de seus amigos; O texto diz que havia uma multidão de Publicanos (cobradores de impostos).

  1. Eu tenho me preocupado em contagiar meus amigos com o amor de Deus ?
  2. O que eu posso fazer pelos meus amigos ?

 

CONCLUSÃO: – Nós e Levi. Fomos chamados pelo mesmo Senhor. Recebemos o mesmo perdão de pecados. Herdamos a vida eterna. Levi (Mateus), deixou tudo, levantou-se e seguiu a Jesus. E eu?  O que ainda me impede de seguir a Cristo? Ele quer entrar em nossa casa e operar grandes coisas através de nossas vidas. É tempo de mergulhar na vida de Deus.