Versão para impressão: Lição para Células 2017 – 27-03 a 02-04

Lição para Células Mr/Ab 2017.                                                                                          27/03 a 02/04.

Princípios Bíblicos.

Caráter.

“Expressar a Glória de Deus através de nossas atitudes” Rm 8:29.

O caráter cristão é algo extremamente poderoso. Forjado pelo Espírito de Deus na vida dos crentes.

Introdução: Segundo o dicionário da língua portuguesa, os significados de atitudes são: Postura, tomada de posição, norma de procedimento que uma pessoa toma para ações práticas. O caráter cristão é desenvolvido em nós por meio do lavar regenerador e renovador do Espírito Santo (Tito 3.5). É obra de Deus, não nossa. A proximidade com as Escrituras e com a oração são o caminho para esse processo. Quanto mais cativa (escrava, submissa) for a nossa mente à Palavra de Deus (II Coríntios 1.3-7) mais experimentaremos a sua boa, perfeita e agradável vontade (Romanos 12.2).

• Deus nos diz: Sede santos, porque Eu, o Senhor Sou Santo – Lv. 11:45 ; 19:1-2 e 20:26.
  • O apostolo Pedro nos diz: Sede santo em todo o vosso procedimento – 1 Pe. 1:15-16.
  • O apostolo Paulo e a Igreja confirma a prática de nosso caráter cristão – Cl 2:6-7.

1. O Verdadeiro Caráter Cristão.

Ser cristão, é mais do que usar o nome de Cristo …

1. a) É ser “nascido de novo” nascido de novo – II Cr. 5:17;                                                                                                             b)   É ser  “Nascido de Deus” – Jo 1:12-13;
  2. c) É ser zeloso e de boas obras na causa do Senhor – Tt. 2:11-14 e 3:8-9.
  3. d) É alguém que procura servir o Senhor onde estiver – 1Ts. 1:6-9.

Os verdadeiros cristãos são caracterizados por uma fé viva e fidelidade à nova vida em Cristo Jesus.

1. O Caráter do individuo ainda não regenerado – Sl. 1:4

O individuo ainda não regenerado, pode até estar na Igreja, mas ainda vive os efeitos do pecado e as obras da carne – Gl 5:19-21.

1. a) O não regenerado vive vulnerável ao pecado – Rm. 7:17-19.
  2. b) O não regenerado, age erroneamente com facilidade, e ele próprio se considera infeliz – Sl. 32:3-4 e

Mt. 26:75.

O individuo ainda não regenerado, às vezes não consegue nem cumprir as leis morais e sociais. Não se preocupa muito em assumir compromisso e não cumprir, comprar sem planejar e não poder pagar, não se incomoda em constranger a classe cristã, o meio em que ele está vivendo … Ele precisa se acertar com Deus 1 Jo. 1:6-9.

Conclusão: Viver os Princípios Bíblicos,  Expressando a Glória de Deus através das atitudes, é a marca de quem tem o verdadeiro Caráter Cristão … Então, não percamos tempo, esforcemo-nos para vivermos o que Deus tem de melhor para nós; como vimos na semana passada em Jeremias 29:11-13, é isso o Ele espera de cada um de nós, que sejamos “semelhantes a Jesus” – Rom. 8:29