imagem080516193159TEXTO-CHAVE:  II Crônicas 1:7-12

Deus apareceu ao rei Salomão e lhe deu o direito de fazer um pedido, prometendo previamente que o atenderia. Então Salomão pediu sabedoria para governar Israel (o povo de Deus) e ser uma benção como rei. Por conta disto, Deus lhe deu, não apenas sabedoria, mas riquezas e honra como nenhum outro rei antes ou depois dele. Salomão se tornou um modelo de prosperidade, a ponto de gente vir de longe para ver a glória do seu reino.

Vamos aprender neste estudo alguns segredos da prosperidade de Salomão, para aplicarmos em nossas vidas:

 

  1. DEUS TEM UM CARÁTER GENEROSO E ABENÇOADOR (vs. 7)

Deus veio a Salomão e propôs abençoa-lo. Esse é o seu coração. Ele tem sempre um desejo intenso de nos dar, de fazer-nos prosperar na vida. Precisamos apenas entender o caminho pelo qual podemos entrar na benção do Senhor. (Dt. 15:6 Ele fara como prometeu)

 

  1. DEVEMOS DEMONSTRAR GRATIDÃO PELO QUE JÁ TEMOS (vs. 8)

Salomão não começou pedindo, mas reconhecendo a bondade de Deus em tê-lo feito rei. Esse tipo de coração contente e agradecido impressiona ao Senhor. Pessoas amargas e ingratas não atraem a benção de Deus. (Sl. 37:4 deleita-te no Senhor – Sl. 50:23)

 

  1. TEMOS QUE APRENDER A PEDIR AQUILO QUE DESEJAMOS (vs. 10)

O Senhor poderia simplesmente dar a Salomão o que Ele queria, pois Deus sabe dos nossos desejos e necessidades. Entretanto, ele esperou que Salomão pedisse. Esse é um principio bíblico: Deus aguarda que peçamos, para então nos abençoar. Temos que exercer o ministério da oração –Leia Lc 11:9,10

 

  1. DEUS TEM PRAZER EM ABENÇOAR AQUELE QUE NÃO PENSA SÓ EM SÍ (vs. 11)

Uma das coisas que impedem o sucesso das nossas orações é o egoísmo, quando buscamos a Deus pensando só em nosso bem estar. Salomão recebeu riquezas e honra porque, quando teve a oportunidade de pedir o que quisesse, pediu algo que não abençoaria apenas sua própria vida, mas a vida de todo um povo.
Leia Tg 4:3.

 

  1. NÃO IMPORTA QUANTO JÁ TENHAMOS PROSPERADO. DEUS QUER DAR SEMPRE MAIS (vs. 9)

Quando Salomão teve essa experiência, ele já era rei de um grande povo e já possuía riquezas. Entretanto, o Senhor lhe deu muito mais porque não tem nenhuma dificuldade em abençoar sem medida o homem que não se apega às riquezas ou à fama e escolhe ser um abençoador. Ele nos dará mais do que pensamos (Ef. 3:20)

 

CONCLUSÃO

Como vimos, Deus é um Deus abençoador, precisamos crer nisto (Hb. 11.6). Só que a maior riqueza que Ele pode compartilhar conosco é a vida eterna, a salvação em Cristo. Para recebê-la, você tem que responder com fé (Rm. 10.9,10), reconhecendo Jesus como seu Senhor e Salvador e entregando a Ele sua vida. Quer fazer isso agora (Jo. 5.24)?

 

Lembretes

06/05/2016 – Chá das Mulheres – Hilda Mandarino – missão 2

15/05/2016 – Festa das águas: Os líderes devem preparar seus discípulos para o batismo –
de manhã para as missões e a noite para a sede

26/05/2016 – Retiro da Rede Jovem

Pr. William