imagem160516110321MOTIVAÇÕES CERTAS1Co 15:58 Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.

Este versículo contém uma promessa: “sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor”. Que privilégio poder trabalhar para o Senhor em Sua Obra! Ser um ceifeiro na Sua seara, ainda mais sabendo que a “seara é grande e poucos são os ceifeiros” (Mt 9:37). Paulo fala sobre o amor. Em Romanos 12:9 e 10: “O amor seja não fingido… Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal. Em Efésios 4, no mesmo contexto do ensino dos dons, o apóstolo escreveu: “Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo” v. 15. em I Pe 4, referindo-se ao trabalho que devemos prestar aos irmãos, escreveu: “tendo antes de tudo ardente amor uns para com os outros, porque o amor cobre uma multidão de pecados” v. 8.

Vejamos as motivações certas para que se tenha a bênção de ser bem-sucedido na obra do Senhor:

  1. DEVEMOS SER MOTIVADOS PELA SALVAÇÃO:

Efésios 2:8: Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus. Assim como o povo que foi liberto do cativeiro babilônico, nós fomos libertos do cativeiro do pecado. “Ele nos libertou do reino das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do Seu Amor”. Cl 1:13. Então, a nossa motivação em servir ao Senhor, não deve ser outra, senão o fato de que Ele, segundo a Sua Soberania e Amor, nos Salvou em Cristo Jesus.

Se perdemos a alegria, ir aos cultos passa ser enfadonho, entregar os dízimos se torna algo terrível, mas quando o nosso coração passa a viver o contentamento da salvação, a alegria extravasa não somente em palavras, mas por meio dos atos. Em toda a nossa vida haverá um brilho no olhar, e só de ouvirmos o nome “Jesus”, a adoração será intensa e a leitura da Bíblia um prazer. Márcio Valadão

COMO VIVER A ALEGRIA DA SALVAÇÃO?

É preciso perseverança. O dicionário define perseverança como “constância, continuação, prolongação, prolongamento, permanência, conservar-se, ser constante” (Houaiss). Perseverança é a nossa condição de estarmos seguros em Cristo Jesus até que Ele volte, ou até que tenhamos o privilégio de irmos ao encontro dele. É sempre, todos os dias, e não apenas aos domingos. Perseverança é algo constante.

  1. DEVEMOS SER MOTIVADOS PELO LOUVOR:

Ef. 2:10: Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.

A NECESSIDADE DA VERDADEIRA ADORAÇÃO.

Todos cristãos precisam cultivar uma vida com Deus que está em crescimento e desenvolvimento. Se não estivermos crescendo, estagnaremos ou morreremos. A adoração coorporativa, oficial, do povo de Deus é um meio crucial e essencial que Deus deu para nos ajudar a crescer.

As palavras de Hebreus 10:19-22: Tendo pois, irmãos, ousadia para entrarmos no santíssimo lugar, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos inaugurou, através do véu, isto é, da sua carne, e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé; tendo o coração purificado da má consciência, e o corpo lavado com água limpa.

Esta passagem chama os cristãos para se achegarem a Deus através de Cristo, visto que, mesmo como cristãos, experimentamos uma distância entre nós mesmos e Deus, que somente a obra de Cristo pode superar. Precisamos nos achegar a Ele pessoalmente e individualmente em devoção, meditação e oração; mas nós também precisamos nos achegar a Ele, encontrando-O na comunhão do Seu povo, onde Deus promete estar especialmente presente (Mateus 18:20). Encontramo-nos com Deus quando o povo de Deus se reúne junto, ora junto, canta junto, e ouve a Sua palavra junto.

  1. DEVEMOS SER MOTIVADOS PELO RECONHECIMENTO DE QUE SOMOS DEVEDORES:

A Ele devemos o respirar, o andar, o enxergar, o falar, enfim, a nossa vida.

Fp 2:5-11: Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6- pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; 7– antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, 8– a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. 9– Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, 10– para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, 11– e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.

  1. DEVEMOS SER MOTIVADOS PORQUE O NOSSO TRABALHO NÃO É VÃO.

Nada é mais motivador que observarmos o resultado de nosso trabalho. Porém, na obra de Deus nem sempre os resultados são evidentes em curto prazo. E por isso, muitos desanimam, pois queremos ver resultados grandes e imediatos. Ainda que a semente pareça demorar para germinar, certamente crescerá e dará frutos, pois Deus está na causa: “eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento” 1Co 3:6. Como a Palavra de Deus não volta vazia, Sl.126:6 aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos”. Mas significa, também, que nosso trabalho será recompensado pelo Senhor naquele glorioso dia, em que ouviremos “bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor  Mt 25:21.

  1. DEVEMOS SER MOTIVADOS EM SABER QUE PODER ESTÁ NO SENHOR. Lembramos que Paulo disse que é “Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo”.

1Co 15:57 Reconhecendo nossa incapacidade e nossa dependência de Deus, ele nos dá tudo o que pede de nós. “Porque quem sou eu, e quem é o meu povo, para que pudéssemos oferecer voluntariamente coisas semelhantes? Porque tudo vem de ti, e do que é teu to damos” 1Cr 29:14

  1. DEVEMOS SER MOTIVADOS PORQUE A PERSEVERANÇA É A QUALIDADE DE QUEM É FIRME E CONSTANTE, DETERMINADO, DE QUEM SABE O QUE QUER.

Firmes e constantes não formam uma redundância, pois as palavras têm nuanças que as diferenciam entre si. Constante (gr. ametakinetos) significa inabalável, inamovível. Se firme descreve alguém imóvel, que não muda facilmente por si mesmo, constante descreve alguém que não é movido por outros ou por circunstâncias exteriores. O termo é usado por Paulo quando encoraja aos colossenses dizendo “não vos deixando afastar da esperança do evangelho que ouvistes” Cl 1:23.

Confiamos na obra do Senhor – por isso somos abundantes na obra do Senhor -Abundar (gr. perisseuo) significa “exceder um número fixo previsto, ir a mais e acima de certo número ou medida”. Em outras palavras, é fazer mais que o acordado, ir além do combinado, superar as expectativas. A ideia implícita é de um progresso contínuo, como em Atos 16:5, onde se diz que “as igrejas eram fortalecidas na fé e, dia a dia, aumentavam em número” ou em 1Ts 4:10, em que Paulo destaca o amor fraternal dos tessalonicenses para com os macedônios, “contudo, vos exortamos, irmãos, a progredirdes cada vez mais”. Quer dizer, aquele que faz com firmeza e constância serão capazes de fazer mais.

  1. SOMOS MOTIVADOS A AMAR NOSSAS FAMÍLIAS. CUIDE DA VIDA ESPIRITUAL DE SUA FAMILIA.

A família é nosso maior patrimônio porque é guiada por Deus para cumprir sua vocação no mundo. Mesmo vivendo numa sociedade decadente, a família deve ser governada pela santidade. Uma família abençoa as outras famílias. Deus quer usar nossos lares como base para extensão de Seu reino sobre a Terra para alcançarmos nossos pais, irmãos, tios, tias, sobrinhos, enfim todo ser humano.

Raabe creu na misericórdia divina, e pediu misericórdia para si e para toda a sua família. Js. 2:12-13:  Agora pois, peço-vos, jurai-me pelo Senhor que, como usei de bondade para convosco, vós também usareis de bondade para com a casa e meu pai; e dai-me um sinal seguro, de que conservareis em vida meu pai e minha mãe, como também meus irmãos e minhas irmãs, com todos os que lhes pertencem, e de que livrareis da morte as nossas vidas.”.

CONCLUSÃO – Fomos escolhidos porque Deus nos ama confia em nós e para a honra e glória de Seu nome. Ele nos capacita. Deuteronômio 7: 6-8 “Porque povo santo és ao Senhor teu Deus; o Senhor teu Deus te escolheu, para que lhe fosses o seu povo especial, de todos os povos que há sobre a terra .O Senhor não tomou prazer em vós, nem vos escolheu, porque a vossa multidão era mais do que a de todos os outros povos, pois vós éreis menos em número do que todos os povos; Mas, porque o Senhor vos amava, e para guardar o juramento que fizera a vossos pais, o Senhor vos tirou com mão forte e vos resgatou da casa da servidão, da mão de Faraó, rei do Egito.

João 15.16  Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.

Conhecemos e somos conhecidos de Deus -Sl 139.1,2 – Tu me sondas e me conheces…penetras meus pensamentos. Conhecer a Deus é render-se diante daquele de quem não se esconde. E Deus, que a tudo conhece, respeita e espera esse convite para entrar e iniciar uma jornada de transformação e libertação em nossa vida. Conhecer a Deus nesta perspectiva acaba por fazer de um modo mais suave e natural nossa conformidade com a vontade de Deus.

OBS: UM DISCÍPULO COM VISÃO, NÃO É SÓ AQUELE QUE VÊ; MAS AQUELE QUE ENXERGA, A NECESSIDADE QUE CADA SER HUMANO TEM; DE CRER EM JESUS E DE SEGUIR A CRISTO. VOCE É UM DESSES DISCÍPULOS?

Referencias: Soli Deo glória – O Segredo para ser bem sucedido na Obra do Senhor – Rumo ao Alvo- Alessandro Capelari – http://www.monergismo.com/

Solo Deo Glória _ firmes e constantes
O Segredo de Ser Bem Sucedido na Obra do Senhor. 

Rumo ao Alvo _ Alessandro Capelari
Pr. Adalberto