Lição p/Células –Abril 2019                                                                                                                            08 a 14/04/2019

Ez 37:1-10

Intr.:  Muitos entram em vales. O salmista Davi disse certa vez: “ainda que eu ande no vale da sombra da morte”. Precisamos entender que os vales são lugares de solidão, de decisões, de experiências com Deus, de   crises. Talvez você esteja num vale e esteja sentindo-se só. Em vales, muitos desanimam.

  • O texto que lemos, diz que o Senhor Deus disse para o profeta Ezequiel para ir para um vale: “Levanta-te, e sai ao vale, ali falarei contigo”.

Aqui aprendemos algumas lições:

1º – Vale é lugar de Encontro com Deus  no vs. 3-5 diz  que o Senhor Deus queria ter um encontro com Ezequiel no vale. O vale é também um lugar onde Deus quer te encontrar e falar com você e mudar  sua história.

2º – Vale É um lugar de provação da fé o texto diz: (“…e me pós no meio de um vale que estava cheio de ossos…” – v.1)

  1. É difícil uma pessoa aceitar a idéia de ir ao vale. Sempre queremos que coisas boas aconteçam em nossas vidas. Porém, Deus disse a Ezequiel, que era no vale que o Senhor o queria. Ezequiel teve que se humilhar diante de Deus. A Bíblia diz: “Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará” – (IPe. 5:6).
  2. Quando o povo de Deus saiu de Canaã ficaram cerca de 40 anos no deserto, e Deus testou a humildade de seu povo. Dt 8:2 diz: “Lembrar-te-ás de todo o caminho pelo qual o Senhor teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos”. No vale da humilhação Deus examina o nosso interior, para ver se estamos preparados para receber de sua prosperidade.
  3. No vale muitas coisas acontecem. Alguns desistem, outros abandonam Deus, outros reclamam de Deus,  muitas decisões são tomadas.

3º – No Vale o homem tem que decidir vencer ou ser derrotado.  –  Vs. 3,4,7 

No vale ou você entrega-se totalmente  a Deus ou foge dEle, reclamar de tudo ou entregar todas as lutas a Jesus, adorar ou blasfemar,  ser liberto ou permanecer dominado.

Nossas decisões podem trazer bençãos ou gerar maldições.  – Vs. 7

4º – Vale é  um lugar onde aprendemos a exercer a autoridade profética

O Texto diz: “Portanto eu profetizei como se me deu ordem. Enquanto eu profetizei houve um ruído, um barulho” – v.7.

Conclusão:   O vale é um lugar onde você pode vencer e experimentar a graça de Deus. O profeta Ezequiel teve forças restauradas e ficou em pé. Deus quer te levantar, te erguer no vale. Te fazer vencedor. Então aprenda a profetizar vitória e milagres para sua vida. Quando Jacó estava no vale, ele lutou até ser abençoado – (Gn. 32:24-29)

“Deus não nos chamou para vivermos aos trancos e barrancos”, e sim vencendo as batalhas”.

______________________________________________________________________________

Dia 19/04 – Culto da Paixão de Cristo – Sexta-feira às 21h00  (21 horas)
Dia 21/04 – Culto da Ressurreição às 06h00 no Domingo de páscoa.

Dia 21/04 –  19h00 –Noite de Evangelismo – Celebração da páscoa – Pr. AZEVEDO

1º    –     Maio – Conferência para Casais – Pr. VANDIR DUARTE LIMA

13/14    Maio – Conferência Macários – Ap. ROBERT DODOO

18    –     Maio – Celebração de Renovação de Matrimônio