Lição p/Célula                                                                                                                 30/10 a 05/11/2017

      EL ROI: “Deus Que Vê”

I Sm. 1:1-28

Versão para impressão:  El Roi “Deus que vê”

El Roi  –   (Gên. 16:13) – o nome atribuído a Deus por Agar

Ana: Em hb. Hannâh significa “Graciosa ou Cheia de  Graça”. Seu cântico de ações de graça sugere que ela teria sido profetisa. Contém a primeira menção do rei como o Messias de Yahveh.
Elcana: Ana e Penina eram mulheres de Elcana, um efraimita que vivia em Ramatain-Zofim. Conforme o código de Hamurabi, se a primeira mulher fosse estéril o homem poderia casar-se com a segunda. Este mesmo dispositivo conjugal passou para a Lei Judaica (Dt. 21:15-17).

Introdução:
Ana, Graciosa ,  e,  Penina, Pedra Preciosa ou Pérola. Aqui vemos duas mulheres, uma o retrato da graça; outra o da prosperidade. Isto porque, naquela época em que a esterilidade era considerada um tipo de maldição, Penina tinha filhos e filhas, enquanto Ana era estéril. Elcana era o marido destas duas mulheres, porém ele amava a Ana apesar de ela não lhe dar filhos. Neste texto, podemos aprender três lições básicas de fé:

I   – Ana foi ao templo  –   I Sm. 1:9-10
Ela não se conformou com sua sorte e buscou no lugar certo a resposta para sua aflição.

  1. a) Creu em que Deus tinha algo para ela. “Não sou eu melhor do que dez filhos?” Perguntou o seu marido (I Sm. 1:8).   Ela o amava, mas sabia que Deus tinha algo para ela.
    b)    Fez da dificuldade um desafio. A tristeza de ser perturbada pela sua rival incentivou a sua fé. Muitas vezes as tristezas nos desanimam e nos impedem de lutar pela benção, não devemos conformar-nos, mas usar a tribulação para desenvolver a nossa fé.
    c)    Buscou no lugar certo. Ana foi ao templo buscar na presença de Deus,  misericórdia e resposta à sua aflição. Muitas vezes buscamos respostas nos lugares errados.  Busquemos na casa de Deus,  na presença de Deus, a resposta que precisamos.

II   – Ana fez um voto ao Senhor. –   I Sm. 1:11

a)     Pediu com o propósito certo. Ela não barganhou com Deus, apenas mostrou que seu coração     reconheceria a atuação poderosa de Deus, e que a resposta de Deus a sua oração seria para glorifica-lo. Muitas vezes, queremos respostas para as nossas orações, mas para glória de nós mesmos, para o nosso conforto, para nosso prazer, para nossa paz. “Pedis e não recebeis porque pedis mal” Tg 4:3.
b)    Votos devem ser cumpridos. Quem faz voto ao Senhor deve cumpri-lo. Deus não pede que se paguem promessas nem negocia bênçãos, no entanto, quando alguém faz um voto a Ele, deve cumpri-lo (Ec 5:4-5).

III   – Ana orou a Deus  –  I Sm. 1:12-16
Notem que Ana não revelou o seu pedido a ninguém; isto era algo entre ela e Deus. Até mesmo quando Elí a questionou ela apenas falou da sua aflição, mas guardou com ela seu voto e sua súplica. Depois de orar, descansou.

Conclusão: Ana era uma mulher próspera, bem casada, amada, mas infeliz. Ela buscou no lugar certo, com o propósito certo, de maneira que agradou ao Senhor “ EL ROÍ” – o Deus que vê,  a ouviu e atendeu, e ela recebeu do Senhor além de Samuel, mais três filhos e duas filhas.