Versão para impressão: amigos para sempre – lição das células

Lição p/Células – nov.2019                                                                                                     11 a 17/11/2019

 

             “Quem tem muitos amigos pode chegar à ruína, mas existe amigo mais apegado que um irmão” (Pv. 18.24).                                                                                                                                                                    .          “Em todo o tempo ama o amigo, e na angústia nasce o irmão” (Pv.17:17).

INTR.:      A palavra amizade vem da raiz latina amicus, e da palavra grega filos, que significa aquele que ama ou gosta de algo ou alguém.

  • Uma das maiores dádivas na vida de uma pessoa é uma amizade verdadeira. Amigos são pessoas muito queridas, muitas vezes, são tão importantes quanto os nossos familiares. No entanto, nem toda a amizade é sadia e agradável a Deus. Muitas amizades podem nos conduzir ao pecado, às coisas do mal e não ao bem. São amizades perniciosas, que insistem em levar o outro ao erro por meio de palavras, gestos, planos, etc. Esse é o tipo de amizade plantada por Satanás e que só prejudica as pessoas
  • Em Jesus, o crente é chamado a amar até mesmo os seus inimigos. Então, apesar de ser considerado um inimigo, o crente que ama é na verdade um amigo, pois todo aquele que ama o seu próximo, ora e trabalha para a salvação e edificação de sua alma, é o melhor tipo de amigo que se pode ter neste mundo. Neste s
  • entido Jesus é o amigo de todos os homens, pois ama os pecadores e deseja que achem a salvação.

E o que a Palavra de Deus nos fala a respeito das amizades?

I   –  Provérbios 18:24 = nos mostra que existe um tipo de amigo que é aproveitador, interesseiro. Quem tem um amigo assim vai, mais cedo ou mais tarde, ter sérios problemas. No entanto, existem amigos que são mais íntimos que um irmão, ou seja, que está sempre disposto a oferecer sem pensar no que poderia receber em troca;

Qual deles você quer ter como amigo?

 

II   –  Mateus 11:19 aponta que Jesus é visto como amigo dos pecadores, era o amigo certo em todas as horas. Ele é o amigo que ama os perdidos, os caídos, e que os ajuda a se erguerem para Deus;

Você já se tornou um amigo de Jesus?

III   –  Provérbios 13:20 deixa bem claro a diferença entre o amigo e o companheiro;

. O que fala mal dos irmãos, pode ser companheiro; mas nunca, um amigo;

. O que fala mal da liderança da igreja, pode ser companheiro; mas nunca, um amigo;

. Aquele que cria e espalha fofocas, pode ser companheiro: mas nunca, um amigo;

. Que semeia a discórdia entre irmãos (Pv. 6:16-19).

São relacionamentos firmados em coisas más

  • Provérbios 28:10 afirma que o amigo não nos acompanha no pecado, já o companheiro que acompanha no mal se torna cúmplice do pecado;
  • Habacuque 2:15mostra que o companheiro da mentira tem objetivos malignos, enquanto I Coríntios 13:5 revela qual é o caráter de um amigo verdadeiro;
  • Gênesis 9:20-25compara a atitude de Cam com a de seus outros irmãos perante o pai embriagado, mostrando que o amigo verdadeiro não zomba, não coloca o outro em situações humilhantes e não fala mal.

PARA REFLETIR: . Você acredita que Deus aprova as suas amizades?

Os amigos de verdade se amam, se identificam. Eles compartilham seus problemas, seus medos, suas angústias e tristezas. E, juntos, buscam soluções. Entre eles há um propósito muito sério. A amizade verdadeira leva o outro a ser bem sucedido, a se portar com prudência, a ser vitorioso e a conquistar o respeito dos outros (LERI Sam. 18:3-6: I Pe.1:22-23: Fp.1:9-10).

CONCLUSÃO:  Mas o nosso maior e melhor amigo, que é mais chegado do que todo e qualquer outro, é nosso Salvador Jesus Cristo. Ele não poupou a sua própria vida por amor a nós. Derramou seu sangue, sofreu injúrias, resistiu a dor e permaneceu fiel até o fim ao propósito que Deus designou para Ele. Cristo tem o amor perfeito para nos oferecer. Ele nos ensina com palavras e atitudes. A Sua compaixão nos constrange. Ele nos impulsiona a mudar o nosso estilo de vida e a viver uma vida com o caráter íntegro – (Jo.15:15) .   VOCÊ QUER SER AMIGO DE JESUS ??