Lição para Células –   Julho – 24 a 30/07/2017

Versão para impressão: gadareno – Lição para Células – 2017 – 24 a 30 de julho

GADARENO

Mc. 5: 1-20

O QUE VÊS ? Os homens viam um louco, violento e incontrolável.  Jesus via uma alma qritando por socorro.

O que Jesus fez ao homem gadareno que vivia atormentado por uma legião de demônios foi tremendo e maravilhoso. Tente imaginar uma pessoa possuída por demônios poderosos?  Uma legião romana varia de 2.000 a 6.000 soldados, assim, a situação de vida daquele homem era algo terrível. Jesus atravessa o Mar da Galileia para ir aonde ele estava.

A Bíblia descreve a forma como aquele homem vivia:

1. VIVIA NOS SEPULCROS   5:3
  2. NÃO TINHA VIDA SOCIAL E FAMILIAR –  8:27
  3. ANDAVA NU – Lc. 8:27
  4. NENHUMA CORRENTE OU CADEIA LHE PODIA PRENDER –  5:4
  5. NINGUÉM O CONSEGUIA ACALMAR ou DOMINAR  –   5:4c   “…e ninguém o podia amansar“
  6. GRITAVA DIA E NOITE NOS SEPULCROS E MONTES E FERIA-SE COM PEDRAS –  5:5

Para ler e discutir :  Lucas 19:10  –   Quem são os perdidos hoje ?

I   –   A LIBERTAÇÃO  –   Mc. 5:15

1. Em I João 3:8 (ler) está escrito que Jesus veio para desfazer as obras do diabo. Jesus imediatamente o liberta daquela escravidão, e quando os homens daquela região vieram ter com Jesus, o que eles viram? Viram um homem calmo, agora assentado, vestido e em perfeito juízo. Isso fez com que aqueles homens temessem.
  2. Se você tem alguma coisa em sua vida que O está te aprisionando, Jesus está aqui hoje para operar libertação. Jesus atravessou o mar para ir em busca de um único homem – ( 4:35). Hoje Ele veio por você; por todos nós.

II  –   SEGUIDOR DE JESUS  –  Mc. 5:18

Estar perto de Jesus é o maior anseio do nosso coração. Tudo o que aquele homem queria era “estar com Jesus; bem perto dEle; junto a Ele”. Mc. 5:18 diz que ele ROGAVA a que o deixassem subir no barco, mas:

1. Jesus não permitiu – 19ª =   precisamos aprender a ouvir NÂO de Deus  –  Jer. 29:11-12
  2. Jesus lhe dá uma ordem – 19b , “vai para tua casa; para os teus” = nossos familiares precisam de salvação
  3. Jesus ordena-lhe – 19c “anuncia-lhes quão grandes coisas o Senhor te fez e como teve misericórdia de ti”  =   Então ele foi – vs.20  e começou a anunciar em Decápolis  – (Decápolis não é uma cidade mas, um território composto por 10 cidades).

CONCLUSÃO   –   A transformação que Jesus operou em nossas vidas precisa ser testemunhada.  Vamos á igreja porque cremos que Jesus estará lá. Estaremos perto de Jesus, junto dEle.  E isso é maravilhoso, mas, qual é a nossa Decápolis? Pois precisamos testemunhar sobre como O senhor teve misericórdia de nós e sobre quão grandes coisas Ele tem feito em nossas vidas. Deixe que todos saibam quão bom é Deus na sua vida.