Intr.:Ao entregarmos nossa vida a Jesus, iniciamos uma jornada aos céus, que não pode ser feita de um jeito qualquer mas da forma como a própria Palavra nos ensina: “….Desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor” (Fil. 2:12)                                                                                 Infelizmente, temos visto muitos Cristãos Nominais; pessoas que se dizem cristãos mas que não andam na integridade da Palavra; cujas vidas revelam um desconhecimento da Palavra de Deus pois nunca a leem, ou, leem somente nos cultos, no “telão”, porque se ligarem seus celulares estarão mais preocupados em acessar as “Redes sociais” do que se alimentarem da mesa do Senhor. Há ainda os que conscientemente vivem uma vida de rebeldia aos princípios do Reino, como profetizou, Timóteo,  “Sobrevirão tempos difíceis” ! (II Tm. 3:1

I    –  DURA REALIDADE – II Co. 4:3-4

  • Dependendo da Doutrina que estiver alojada no coração, ela poderá levar os homens a viverem na mentira – II Tm. 4:3-4

Sabemos que Deus é Verdadeiro, Justo e Sua palavra Fiel.

  • Contudo, o diabo inflamou o mundo com suas mentiras; pois – é o pai da mentira, e nunca se firmou na verdade. É um mundo de muitas vozes, onde os homens são induzidos a viver distantes de Deus.
  • No meio de todo esse cenário, poucos ouvirão a vóz de Deus!… João 3:19  

II    –  MAS, OS QUE SÃO DE DEUS, OUVEM AS PALAVRAS DE DEUS! – Lc. 10:38-42

No evangelho de Lucas, lemos sobre Marta e Maria. Marta recebeu Jesus em sua casa, mas não tinha tempo para ouvi-lo; porque se distraiu com muitos serviços. Maria no entanto, teve tempo e parou [tudo] para ouvir a Jesus! …e isso incomodou a Marta.

O que aprendemos aqui:

  1. Se nos perturbamos com as mensagens de Deus, quando somos confrontados pela Palavra e ficamos irritados
    1. Podemos estar evitando, ou, nos desviando do que é verdadeiro e daquilo que produz vida.  E ainda, impedindo que nos avisem, que estamos sobrecarregados com as coisas da vida, não tendo tempo para ouvir a Deus…
  2. Muitos buscam justificar-se dizendo não terem tempo para ouvirem a Deus
    1. Não tem tempo… Porque estão trabalhando muito para pagar suas dívidas
    1. Não tem tempo… Porque tem que cuidar dos filhos
    1. Não tem tempo… Porque estão construindo uma casa; montando uma empresa; estabelecendo um negócio; tem muitos clientes para atender ➢ Não tem tempo… Porque ………..

SE A NOSSA NATUREZA SE INCOMODA E NÃO QUER OUVIR AS PALAVRAS DE DEUS, É PORQUE AINDA ESTAMOS PRESOS AO MUNDO E A SEUS VALORES.

CONCLUSÃO: Tiago enfatiza a importância de ser diligente no ouvir a palavra de Deus, no quanto se deve estar atento e principalmente ser humilde, se “despir” de tudo que nos afasta de Deus, abandonar todo pecado e aceitar a palavra implantada em nós, pois é ela que tem o poder para nos levar à salvação (Tg. 1:22-25). A prática dessa palavra, é uma vida de obediência a toda a lei de Deus – “Antes, felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e lhe obedecem” (Lc. 11:28).                                                                      

FAÇA HOJE O COMPROMISSO DE INVESTIR TEMPO NA LEITURA DA PALAVRA.