Lição p/Células – Dez/19 09 a 15/12/2019
Versão da lição para impressão: recompensas de Deus – lição para células
Mat. 6:2-18
Intr.: Existem coisas boas que fazemos e ninguém percebe. Um erro, entretanto, se torna notório e somos cobrados imediatamente. Sabendo disso Jesus ensinou a fazer as coisas para Deus “e não para homens” (Col. 3:23) esperando que somente Deus veja. Por isso, Jesus garantiu que o Senhor recompensa os seus filhos. O que é uma recompensa?
Vamos aprender o que Jesus ensinou que devemos fazer em secreto, “esperando de Deus” a recompensa:
I – DOAR = Recompensa: Prosperidade – v.2-4
A doação é a primeira coisa que Jesus ensinou que devemos fazer em secreto.
Jesus via os fariseus entregando suas ofertas, dízimos e dando esmolas para exibir sua religiosidade. Por isso o Mestre exaltou a viúva pobre que doou pouco, mas era tudo o que possuía (Mc.12:41,42). Também disse sobre a recompensa por um copo de água (Mt. 10:42). Ele vê a intenção do coração.
Ao doarmos para uma pessoa ou para a obra de Deus, por gratidão a Deus, somos recompensados.
- A recompensa de quem doa secretamente é a prosperidade.
- Você tem doado e ninguém vê? Deus te vê e te recompensa!
II – ORAR = Recompensa: Intimidade – v.5,6
A segunda coisa que Jesus ensinou a fazer secretamente é a oração.
Jesus contou que Deus prefere ouvir a simples oração de um publicano pecador do que de um fariseu arrogante (Lc.18:10-14). A oração também deve ser feita em lugar privado diretamente a Deus que ouve e não apenas em público onde as pessoas vêem. No quarto a oração é total e exclusiva a Deus.
A vida de oração produz intimidade com Deus, pois “a intimidade do Senhor é para os que o temem” (Sal. 25:14). Orar é mais que falar, é conversar com o Senhor ouvindo sua voz. Orar também não é apenas pedir algo a Deus e sim oferecer o louvor e gratidão ao Senhor.
- A recompensa de quem ora em secreto é intimidade com Deus.
- O quanto você tem orado? Deus ouve sua oração!
III – JEJUAR = Recompensa: Poder – v.16-18
O jejum é a terceira coisa que Jesus ensinou a fazer secretamente.
Era prática comum entre os fariseus (Mt. 9:14). Contudo faziam para aparecer diante dos outros mostrando uma falsa piedade. Por isso Jesus disse que “eles já receberam a recompensa” (v.16) de ser reconhecidos diante dos homens por sua religiosidade.
O jejum não é apenas abstinência de alimento, mas uma dedicação tão intensa que coloca sua vida espiritual acima das necessidades básicas do corpo. É uma forma de se manter vigilante, mortificando as vontades da carne para fortalecer o espírito (Mc. 14:38) dando poder (Mt. 17:21).
- A recompensa de quem jejua em secreto é receber o poder de Deus.
- Dedique-se também ao jejum! Busque o poder de Deus!
CONCLUSÃO: Semelhante a um cartão de créditos que vai acumulando pontos para depois ser resgatado em prêmios, assim Deus vê cada uma de nossas ações para recompensar devidamente.
Deus recompensa = a doação com prosperidade; a oração com intimidade; o jejum com poder.
Ninguém reconhece o que você faz? DEUS TE VÊ EM SECRETO, E TE ABENÇOARÁ! Pr. Welfany Nolasco