Lição p/ Células – Abril/2018                                                                                                                            23 a 29/04/2018

versão para impressão: Deus procura Filhos obedientes

 I Sm. 22:15; Dt. 11:26-28

 

INTRODUÇÃO:  Nesta série de estudos sob o tema “Deus Procura”, notamos que a resposta á procura de Deus é uma atitude espontânea, voluntária, amorosa de Seus filhos. Nesta semana estudaremos sobre “Filhos Obedientes”, um princípio que fará manifestar bênçãos ou maldições! A obediência nos leva para perto de Deus. Qual é o pai que não se agrada de um filho obediente. Assim é o nosso Deus, Ele espera que o obedeçamos

1-O QUE É OBEDIÊNCIA?

O dicionário define como: submissão à vontade de alguém, sujeição, dependência. A obediência não é uma coisa que gostamos de fazer naturalmente, pois temos dificuldades em submetermo-nos à ordem, e isto é um sentimento herdado de Adão, pois a desobediência foi o primeiro pecado cometido no Jardim do Éden – Gên. 2:15-17;  3:6.  Deus deu uma ordem, que o homem desobedeceu, e trouxe consequências para toda humanidade (Rom. 5:12).

 

2- CONSEQUÊNCIAS DA DESOBEDIÊNCIA A DEUS.

a- Desobediência faz com que Deus não escute o nosso clamor – .Zac. 7:12-13;

b- Desobediência traz o castigo de Deus – Ef. 5:6;  II Tess. 1:8 ;  Hb 2:1-3;

c- Desobediência não permite que vejamos as promessas de Deus em nossas vidas – Josué. 5:6.

 

3- O QUE REPRESENTA OBEDECER A DEUS?

Obedecer é se submeter e cumprir o que lhe foi determinado exatamente da forma como lhe foi dito;  Veja  I Sam. 15:22 – este versículo mostra que Deus prefere obediência a sacrifício. A obediência a Deus representa cumprir os Seus mandamentos e estatutos sem qualquer restrição, sujeitando-se à Sua palavra e vontade –(Gn. 22:1-3, 9-10).  Deus, sem sombra de dúvidas, já sabia da fidelidade de Abraão, porém, Ele quis deixar escrito para nos ensinar o quanto ele deseja a nossa obediência (Rom. 15:4a).

4- A OBEDIÊNCIA A DEUS GERA BENÇÃOS. VEJAMOS ALGUMAS PROMESSAS!

a- O Senhor nos ajudará a prosperar em todas as áreas da nossa vida – Dt 11:13-14;

b- Seremos povo de Deus  – Ex 19:5;

c- Seremos abençoados, e tudo nos ira bem.  –  Js 1:8,  Dt 5:29;  Tg 1:25;

d- Seremos morada de Deus –  Jo 14:23;

e- Garante a entrada no Reino do Céu  –  Mt 7:21;

f- Viveremos para sempre  –  I Jo 2:17.

 

CONCLUSÃO –  A obediência deve ser de todo coração (Rm 6:17), não pode ser uma coisa forçada mas voluntária, sem reserva, sem desvio, e constante, (Fl 2:12-14). Temos o maior e melhor dos exemplos de obediência que foi o Senhor Jesus Cristo. Lembremo-nos que Ele viveu aqui na terra como homem, sendo obediente em tudo (João 14:31, 15:10; Fp. 2:5, 8).  A obediência é uma decisão que tomamos; Para nosso bem resolvemos ser obedientes  e desfrutar de todas as benções que a obediência pode nos trazer – (Lc 11:28 – Tg 1:25). Faça também a oração do Salmista  Sl 119:60 (Ler).

 

GANCHO EVANGELÍSTICO – Vimos que a desobediência pode trazer conseqüências trágicas em nossas vidas. Você já tomou a atitude de obedecer a Deus atendendo ao seu chamado para se tornar seu filho? Em João 1.12 diz que “a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no Seu nome”. Você é filho de Deus? Receba a Jesus como seu Senhor e Salvador e torne-se filho de Deus, livre de toda maldição! Qual caminho você quer seguir? O que te trará paz, felicidade ou o que trará tristeza e dor? Qual será sua decisão? Escolha a benção (Deut. 11:27).