Lição p/ Células –abril/2018                                                                                                  16 a 22/04/2018

DEUS PROCURA ADORADORES – Jo. 4:23

 Versão para impressão: Deus procura Adoradores – LIÇÃO CEL 04 2018 15-04-2018 

 

Intr.: “Então Maria pegou um frasco de nardo puro….”(Jo.12:3).  Pouco antes de Jesus ser crucificado, essa mulher chamada Maria, demonstrou uma adoração profunda, que fez até mesmo Jesus se admirar. Devemos pensar que Maria sacrificou não apenas as possíveis economias de toda a sua vida, mas também a sua reputação, pois na cultura daquela época, as mulheres nunca soltavam seus cabelos em público.

Em 2 Samuel nós vemos através de Davi =  o verdadeiro adorador não se importa com o que os outros pensam a seu respeito:

Davi fala a Mical: “… perante o Senhor eu dancei, perante aquele que me escolheu… perante o Senhor celebrarei e me rebaixarei ainda mais, e me humilharei aos meus próprios olhos…. (2 Sm. 6:20-22).

 

         Quando o nosso maior medo é “soltar os cabelos”, talvez nosso maior pecado seja mantê-los arrumados.

I   –   DEUS NOS QUER POR INTEIRO –   Mc.12:30

  1. a) Deus não quer apenas uma parte de sua vida. Ele pede todo o seu coração, toda a sua alma, toda a sua mente e toda a sua força. Deus não está interessado em um comprometimento tímido, em uma obediência parcial ou em sobras de seu tempo e dinheiro. Ele deseja nossa total devoção, e não pequenos pedaços de nossa vida.
  • É o CAFE de Deus: Coração, Alma, Força, Entendimento – 12:30
  1. b) A samaritana (Jo. 4:20) tentou ponderar com Jesus sobre o melhor momento, lugar e forma de adorar. Jesus respondeu que essas questões externas não tinham importância. Onde você adora não é tão importante quanto por que você adora e o quanto de si mesmo você oferece a Deus em adoração.
  • Existe a forma certa e a forma errada de adorar. A Bíblia diz: Sejamos agradecidos, e adoremos a Deus de um modo aceitável, com reverência e temor 12:28 nvi

 

II   –  A ADORAÇÃO DEVE SER BASEADA NA VERDADE DAS ESCRITURAS –  Jo. 4:23

  1. a) Deve ser baseada na verdade das escrituras e não em nossas opiniões a respeito de Deus.

Jesus disse à mulher samaritana: Os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura (Jo. 4:23).

  1. b)Em espírito” e “em verdade” devemos entender que não existe um sem o outro. Jesus declara em João 3:5 – ao homem é preciso nascer da água (Palavra) e do Espírito (de Deus). Só pode Adorar a Deus verdadeiramente quem já entregou sua vida ao Senhor. Veja Efésios 2:1 e 4:24;  só o salvo tem o espírito vivificado para adorar em verdade (alicerçado na Palavra).
    =Você já entregou sua vida ao Senhor ?

    III  – AO ADORARMOS, DEUS OLHA PARA ALÉM DAS PALAVRAS, ELE VÊ O NOSSO CORAÇÃO – I Sm 16:7

Visto que adoração envolve regozijar-se em Deus, ela mobiliza as emoções. Deus lhe deu emoções para que pudesse adorá-lo com intensidade -Essas emoções devem ser genuínas, não fingidas. Deus odeia a hipocrisia, o exibicionismo, o fingimento ou falsidade na adoração. Ele deseja o seu amor sincero e verdadeiro. Podemos adorar a Deus de modo imperfeito, mas não podemos adora-lo sem sinceridade.
A adoração agradável a Deus é profundamente emocional e profundamente doutrinária; usamos tanto o coração como a cabeça, o entendimento.Rm. 12:1

CONCLUSÃO:  Que possamos declarar sobre a nossa vida como Jesus declarou de si mesmo em João 4:34  – “a minha comida (o meu alimento) é fazer a vontade daquele que me enviou”. Isso é ser adorador, isso é “vida de adoração”; Que o Senhor nos ajude a vivermos esta graça!