Lição p/ Células – Dez. 2017                                                                                                                               11 a 17/12/2017

                                             SALVAÇÃO E GRAÇA – Rm 5:8

A obra redentora de Cristo é tão completa, profunda e eficaz, que ela não nos torna pessoas melhores, mas nos faz novas pessoas, novas criaturas, é um novo nascimento e não um tratamento rejuvenescedor.” –   II Co.5:17

Daniel Conegero

Versão para impressão: SALVAÇÃO E GRAÇA

Intr.:   A Salvação Pela Graça Mediante a Fé.  A salvação pela graça é uma doutrina central da Fé Cristã. Ela indica que a salvação é um dom gratuito de Deus, e não está fundamentada nas obras humanas. A Bíblia é clara ao afirmar que somos salvos pela graça mediante a fé em Cristo Jesus.

I   –  A corrupção do homem

A Bíblia diz que todas as pessoas, sem exceção, são pecadoras (Rm. 3:23). Isto significa que todos necessitam da salvação. Ninguém é capaz de se justificar diante de Deus por seus próprios méritos.

  1. O problema é que o pecado corrompeu a natureza humana de uma forma devastadora. Deus criou o homem bom, íntegro, dotado de responsabilidade moral e livre escolha. Mas quando o pecado entrou na humanidade através da desobediência de Adão, isto mudou.  – 5:12
  2. O coração do homem tornou-se irresistivelmente inclinado ao mal. A prova disto é que ninguém consegue optar a nunca mais pecar nessa vida. O homem não é pecador porque peca, mas ele peca porque é pecador ( 7:19). Por sua própria vontade, o homem não consegue amar as coisas de Deus.   –  Jo. 3:19

II  –  Condenados pela Lei

O pecado pode ser definido como a quebra da Lei de Deus. A Lei de Deus reflete seu caráter santo, e comunica ao homem o seu propósito. O problema é que ninguém consegue cumprir integralmente a Lei de Deus. (Tg. 2:10). Isso significa que a Lei faz brilhar a justiça de Deus em contraste com nossa própria pecaminosidade.

  1. A Bíblia indica que a Lei não pode servir como instrumento de salvação, visto que ninguém é capaz de cumpri-la. Se ninguém consegue viver de acordo com o padrão que Deus exige, como alguém pode ser salvo? A resposta para esta pergunta é: “a salvação pela graça mediante a fé”  –  2:8

 

III –  O que significa ser salvo pela graça?

Ser salvo pela graça significa exatamente o oposto de ser salvo pelas obras. A salvação pela graça indica que o fundamento de nossa salvação está em Deus e não em nós. Sem Cristo, o homem é espiritualmente morto. Ele não está doente precisando de tratamento, ele está completamente morto! Apenas Deus pode ressuscitá-lo  –  Ef. 2: 1-10.

  1. Mediante a fé em Jesus Cristo, o pecador tem seus pecados perdoados, e é aceito como filho por Deus. Quando Deus olha para o redimido, ele não enxerga mais os seus delitos, mas enxerga a justiça de Cristo –  5:1-2

Conclusão: Regenerado, o homem é capacitado pelo Espírito Santo a viver uma vida que agrada a Deus. Assim, o cristão tem prazer em cumprir a Lei de Deus, e ela lhe serve como orientação. Para o cristão, a Lei não é mais regra de condenação, mas regra de gratidão. Paulo escreve que todos aqueles que são salvos pela graça também são educados por ela (Tito 2:11-14). A graça salvadora nos ensina a renunciar a impiedade para que vivamos uma vida que agrada a Deus.

AVISO:    ENCONTRÃO DE LÍDERES  –  IMERSÃO – 19 a 21/ jan./ 2018