JUNTOS SOMOS MAIS FORTES

Ec 4:9-12  –  Gal. 6:1-6

Versão para impressão: JUNTOS SOMOS MAIS FORTES – LIÇÃO PARA CELULAS

Meu genro e eu recentemente nos empenhamos em um projeto doméstico, aparentemente simples, mas que na verdade teria sido muito mais difícil se não tivéssemos trabalhado em conjunto. Por sua habilidade em mecânica, David poderia realizar a tarefa sozinho. Mas com minha ajuda o trabalho foi feito mais rapidamente.

Ao longo de minha carreira esse princípio manifestou-se repetidas vezes. Quando editor de um jornal dirigia a coleta de notícias, as reportagens e a edição. Mas outras pessoas eram necessárias para tirar fotos, vender anúncios, compor páginas, imprimir, montar os jornais, entregá-los aos leitores, fazer a cobrança e a contabilidade. Ao editar uma revista respondia pelo seu conteúdo e parte dos textos, mas muitos outros contribuíam com artigos, fotografias, ilustrações e outros detalhes importantes. A gráfica recebia o material “cru” e produzia os exemplares. Muitas vezes, ao ver a revista impressa, não podia evitar a observação: “O todo é maior que a soma das partes”.                                                                                                                         “Robert J. Tamasy”

Isto é “Trabalho em Equipe”.   A Bíblia descreve isto em termos simples: “Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque, se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante… E, se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa” (Eclesiastes 4.9-12).
A Bíblia nos ensina coisas profundas sobre  isso:

1. Um mantém o outro afiado    –   Pv. 27:17

As dificuldades experimentadas quando interagimos em equipe jamais devem ser “motivos” para nos afastarmos das nossas atividades, pois, de alguma forma, Deus usa essas ferramentas para nos moldar à imagem de Seu Filho. Quanto mais trabalhamos juntos, mais o Espírito Santo usa, uns aos outros, para fazer-nos Semelhantes a Jesus.  LER –  Pv. 17:17

2. Dividimos os fardos uns dos outros   –   Gal. 6:2

Quando trabalhamos isoladamente, a tarefa e a responsabilidade parecem insuportáveis. Junto com outros, o fardo se torna mais leve e parece mais manejável.  LER  – Ex. 23:25;  Gál. 6:10;  Sl. 40:8;          Sl. 126:5-6

3. Levantamos o ânimo uns dos outros   –   Heb. 10:24-25

Quando trabalhamos juntos sabemos que teremos amparo nos momentos difíceis  –  LER  –  Ef. 4:18;    Col. 4:12-13;  Ecl. 4:10;

Mas, se estivermos só – Sl. 142:4

4. Avançamos na mesma direção   –   II Co. 6:14

A Unidade no Reino de Deus só é possível quando primeiro temos uma aliança com Deus.

Juntos Somos mais Fortes :- porque falamos a mesma língua; buscamos o mesmo alvo – I Co. 1:10;  I Pe. 3:8;   Mt. 18:19.

Se um caminhar para um lado e outro para outro lado, certamente haverá conflito, e Deus não poderá abençoar.  –Ef . 4:3,13,16

CONCLUSÃO. – Quando caminhamos juntos, quando vivemos a unidade em Deus, o propósito do Senhor é atingido. É dEle a declaração de ter Muitos filhos, parecidos, semelhantes, a Jesus. Um dos maiores erros que podemos cometer é, não permitir que o Santo Espírito de Deus opere em nós essa transformação. É tempo de declararmos como Maria: “eu sou servo do Senhor, cumpra-se em mim a Sua vontade”.  (Lc. 1:38)