VERSÃO PARA IMPRESSÃO: INDIVIDUALIDADE

Lição para Células – Março 2017.                                                                                     13/03 a 19/03/17.

Princípios Bíblicos

2 – Individualidade

O Deus Soberano nos fez diferentes uns dos outros, mas todos somos alvos de Seu grande amor” (Gal. 3:28)

 

INDIVIDUALIDADE é aquela característica (ou o conjunto delas) que torna o Individuo único; que o faz diferente de todos os outros, mesmo em relação aos que são de sua Classe ou Espécie. Individualidade é aquilo que é próprio de um único Ser ou de uma única Coisa.

 

“A individualidade, está ancorada na segurança, na determinação, na capacidade de escolha. É, portanto, uma característica muito saudável da personalidade.

Quando Paulo diz que não pode haver judeu nem grego ele está dizendo que independente da origem de nascimento, da posição social, da nacionalidade, da cor da pele etc., todos encontram-se no mesmo nível por causa do evangelho. Ninguém que está “em Cristo” é superior a outro. Todos fomos perdoados e adotados na família de Deus bem como enchidos de esperança acerca da vida eterna através de Jesus ( Jo. 17: 3, 21). Esta é a nossa posição “em Cristo Jesus”.

Infelizmente, desenvolvemos frequentemente o individualismo e não a individualidade.

O individualismo é uma característica doentia da personalidade, ancorada na incapacidade de aprender com os outros, na carência de solidariedade, no desejo de atender em primeiro, segundo e terceiro lugar aos próprios interesses. Em último lugar, ficam as necessidades dos outros”.

                                                                                                     Augusto Cury,  (livro) ‘Nunca Desista dos Seus Sonhos’

 

 

  1. A Individualidade e Individualismo Humano – Pv. 16:25
  2. a) A obediência a Deus seria, frutificar, multiplicar e encher a terra – 9:1
  3. b) A intenção de construir a torre, foi desobediência a Deus, e no individualismo humano, possuir um templo idólatra com o disfarce em direção ao Céu – Gn. 11:1-4.
  • Desde que o pecado foi introduzido no mundo ( 5:12), a criatura humana tornou-se individualista, buscando a independência de Deus, para fazer suas próprias escolhas…
  • As escolhas que fazemos na independência do Deus Soberano, certamente nos levará a frustrações… 27:3-4; Js. 24:15; Sl. 119:30

 

Para argumentação  do grupo: A criatura humana mudou, ou continua agindo no  individualismo…?

 

  1. O Deus Soberano Tem Um Plano.
  2. a) Um plano concebido antes da fundação do mundo – Ef. 1:4 e Is. 46:10.
  3. b) Um plano eterno e imutável confrontando a individualidade – Ef. 1:5-7 e Rm. 8:29.
  4. c) Um plano de salvação para todos os homens – 1 Ts. 5:9 , Tt. 2:11 e Mt. 26:28.

 

Conclusão – Princípios Bíblicos e Soberania de Deus, não combinam com o individualismo. Observemos o que Jesus disse no evangelho de João 10:30, Eu e o Pai somos um. E em João 14:26? Mas o consolador, o Espirito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, Ele vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.  Não há individualismo na Trindade … O plano de Deus é que o ser humano aceite ser UM COM ELE. Assim também deve ser a igreja –  Ef. 2: 19-22.