DISCÍPULO ?  EU?

                                           Texto: Jo 8:31,32

INTR.:  Se eu fosse usar uma palavra para definir a minha fé, qual seria essa palavra?                                     .            Crente,    Religioso,    Discípulo  ?    (“examine-se pois o homem a si mesmo…”)

Compreendendo quais as diferenças de Crente, Religioso e Discípulo !!

  • O crente, como a própria palavra diz, é aquele que crê, porém, não tem compromisso com o reino de Deus, com a noiva (igreja), nem tão pouco com o Senhor Jesus.
  • O religioso é aquele que defende uma religião e princípios meramente religiosos que muitas vezes não tem base bíblica. Sua preocupação é agradar seu líder e guardar seus princípios religiosos.
  • O discípulo, por sua vez, é aquele que é crente, tem uma religião (congrega), mas acima de tudo sua preocupação é agradar e guardar os ensinamentos de seu mestre, ou seja, JESUS.

                                   Todo discípulo é um crente, mas nem todo crente é um discípulo.                                                                                         Há muitas pessoas que dizem crêr em Jesus  mas não guardam Seus ensinamentos nem fazem Sua vontade.

I – O DISCÍPULO DE JESUS PERMANECE EM SUA  PALAVRA.

a)-   ele tem a Palavra dentro de si – Cl 3:16                                                                                                                                b)-   ele observa a Palavra de Deus para fugir do pecado – Sl 119:11                                                                                      c)-    ele vive a prática da Palavra – Tg 1:2

Precisamos desejar ardentemente a Palavra, pois ela nos dá crescimento espiritual. O discípulo de Jesus está extremamente preocupado em obedecer a Palavra de Deus.

II – O DISCÍPULO  DE JESUS FOI LIBERTO DO ENGANO

a)-    Foi à liberdade que Cristo nos chamou. Não apenas do pecado mas também da religiosidade – Gl 5:1.                 b)-    porém Paulo adverte no verso 13: “… não useis da liberdade para dar ocasião à carne;…” e assim no verso 16 ele diz  “andai no Espírito, e não satisfareis a concupiscência da carne”.

Somos livres, libertos pela Verdade e o discípulo de Jesus não pode se esquecer disto.  “Não somos pecadores lutando para ser santos, mas santos lutando contra o pecado”. Somos chamados a viver uma vida de santidade – “as coisa velhas já passaram, e tudo se fez novo” – II Cor. 5:17.                                   Precisamos andar em novidade de vida.

III-  O DISCÍPULO ESTÁ COMPLETAMENTE LIGADO A JESUS  –  Jo. 15 : 1-10

a)-    quando o discípulo verdadeiro é reconhecido ?  –  vs. 8                                                                                                   b)-    permanecer  em Jesus é essencial  para viver e frutificar  –  vs. 4-5                                                                                c)-    um mandamento chave que o discípulo precisa guardar   –  vs. 12, 17

Conclusão: –  Em Cristo, a videira, temos que cumprir seu propósito frutificando, permanecendo nEle, guardando seus mandamentos e amando um ao outro. Para que isso aconteça tenho que tomar uma decisão:   o que serei ?   Crente – Religioso ou Discípulo ?