SOLO FÉRTIL –  Lc. 8: 4-8

versão para impressão: SOLO FÉRTIL – lição p. células

Intr.:Esta parábola fala que um homem saiu a semear em vários lugares e, apesar da semente ser a mesma a colheita foi diferente. Vamos aprender o que representa o semeador, a semente e o solo:

1-SEMEADOR- Eu e você.

2-SEMENTE-     Palavra de Deus. Precisa ser guardada, ensinada. Seu poder: transforma, liberta, regenera

3-SOLO-             É o coração do homem.

Aprendemos também que esta parábola nos revela quatro tipos de coração. Vejamos que tipo de solo é o nosso coração.

I –    SOLO IMPERMEÁVEL – Nada penetra nele; nada consegue mudá-lo – (Lc. 8:5) “Caiu a beira do caminho e foi pisada”. Essas sementes lançadas são comparadas as pessoas que recebem a palavra mais não pratica, não valorizam.

São pessoas que ouvem falar de Jesus, mas não estão interessadas em conhecer a Jesus – MT. 13:13-15.

1. Você conhece a Jesus ?
  2. Quem é Jesus pra você ?

Gancho evangelístico : Jo. 14:6;  Jo. 10:9

II –  SOLO DURO “rochoso”- (Lc. 8:6)  “Caiu sobre a pedra…”:

As raízes das plantas, no solo pedregoso, nunca se aprofundam. São as pessoas que vivem de aparência.  Em Mt. 13:5-6 (Ler)  vamos mais além nessa passagem

Terra aqui pode ser identificada com : “desejo de Deus”.  Ou seja: “pouca terra = pouco desejo de Deus”

Este tipo de pessoa ouve com alegria a Palavra de Deus e reconhece seu poder, mas é algo que dura pouco tempo. Esses são os “emotivos” ou “imediatistas” que agem no calor do momento, que se alegram no culto e logo depois voltam ao estado de dormência espiritual. Quando as adversidades aparecem logo se esquecem da Palavra do Senhor e caem perante seus problemas porque não têm raiz – (Lc. 8:13).

• Você tem desejo de Deus ? Quanto ? – “I Pe. 2:2”       ( para discutir )

III – SOLO ESPINHOSO – (Lc. 8:7)  “Caiu no meio dos espinhos…”:

A erva daninha não pode crescer junto com a semente pura, pois nenhum fruto poderá ser produzido.

Para entendermos melhor essa passagem leiamos Mateus 13:22.  Quem não deseja ter um bom carro, uma boa casa e um bom emprego? Não é errado desejar estas coisas, mas o erro está em como isso está sendo feito.

Nessa passagem Jesus fala sobre o poder que pode existir nas coisas que guardamos no coração. Nossas preocupações com as condições de vida acabam tomando todo o espaço e sufocando a Palavra de Deus. A Palavra de Deus deve ser guardada para não tropeçarmos contra o Senhor – (Sl.119:11;  Jo. 14:15)

Lembre-se: erva daninha é encontrada nas esquinas. O que você tem ouvido tem te afastado de Deus, tem te separado da sua igreja, sua célula, seus irmãos em Cristo?

IV – SOLO FÉRTIL – (Lc. 8:8)  “Caiu em boa terra; cresceu e produziu a cem por um…”.

Este coração é puro, certo do seu chamado. Capaz de romper limites para que haja uma boa colheita. Não desiste de ninguém, acredita que Deus tem o melhor. Mais a frente, no mesmo capitulo 8, podemos ler a explicação no versículo 15: “Mas a que caiu em boa terra são os que, com coração bom e generoso, ouvem a palavra, a retêm e dão fruto, com perseverança“.

Dessa vez a semente caiu em boa terra, ou seja, a Palavra de Deus atingiu o coração daqueles que ouvem e entendem a Palavra. Nessa passagem, Lucas apresenta 6 características que o solo Frutífero possui, que são:

1-   Bom: Humilde, vida harmoniosa, sem malicia. O Espirito de Deus flui nele, porque a Palavra está presente;

2 – Generoso: Possui boa índole, bom caráter. Sua integridade serve de exemplo para outras pessoas;

3 – Ouvinte da Palavra:  Reconhece a voz de Deus. Busca discernimento, sabedoria, moldando-se na Palavra;

4 – Retentor da Palavra: Guarda, faz reserva, não deixa largado. Estuda a Palavra e permanece fiel a mesma;

5 – Frutífero:  Tem frutos Internos na mudança do seu próprio ser e externos na multiplicação de vidas para Deus     “Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda”. João 15:2;

6 – Perseverante: Não se deixa desanimar com facilidade. Não desiste. –  ler  Lc. 9:62;   Heb, 12:1.

CONCLUSÃO:  “Ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que    por eles morreu e ressuscitou” (II Coríntios 5.15).

LEMBRETE : Conferência ID.ALL – JUVENTUDE BATISTA  = 24-28/02 – não fique de fora. Faça a sua inscrição