imagem190616105041Texto Base – 1 Coríntio 11:23-30.

Introdução: Como vimos na semana passada, ao celebrarmos a Ceia do Senhor, nos conscientizamos de alguns fatos muito importantes. Estes fatos começam com 1. Lembranças do passado, e isso já vimos na semana passada, agora vamos ver 2. O presente e o futuro, que certamente será edificante e encorajador para a continuidade de nossa vida em Cristo Jesus.

Vejamos:

 2º Fato – O Presente.

  1. Para o presente, a celebração da Ceia do Senhor é um mandamento que deve ser obedecido – João

  14: 15.

A obediência a esta ordenança ou mandamento, confirma nossa verdadeira conversão e entrega a Jesus, e o desejo de viver nossa nova vida. Já que nossa participação na Ceia do Senhor por obediência, desejo e empenho pessoal, é a vida de Jesus ressuscitado em nossa nova vida…   

  1. Para o presente, ao celebrarmos a Ceia do Senhor, somos alertados a nos examinarmos a nós mesmos –

1 Coríntios 11: 28.

O significado das palavras deste versículo é em sentido individual, é pessoal. Nós não somos salvos em grupos, mas individualmente, então a prestação de contas é bem pessoal. Cada um deve se examinar e apresentar ao Senhor o seu arrependimento e possível pedido de perdão de pecados…

  1. Para o presente, aceitar o convite do Senhor Jesus para participar da Ceia. Tomai e Comei

    Mateus 26: 26. 1 Coríntios 11: 24.

A não aceitação ao convite do Senhor, isto é: não se interessar, não valorizar, não é um bom sinal, isso sinaliza que o individuo não se preocupa com a vida de Cristo na vida dele, Pode sinalizar tambem que ele nem está ainda convertido de verdade…

3º Fato – O Futuro.

  1. Para o futuro, entendemos que a morte e ressurreição de Jesus é a base de nossa esperança, e assim

proclamamos nossa fé olhando para a frente, para a volta de Jesus – 1 Coríntios 11: 26.

A expressão “até que Ele venha” conclui que todas as vezes que é celebrada a Ceia do Senhor, alem de anunciar Sua morte, anuncia tambem pela fé a Sua vinda…

  1. A vinda do Senhor é anunciada pelo próprio Jesus – João 14: 3. Pelos anjos Atos 1: 9-11.

Aqueles que participam empenhado e assiduamente da Ceia do Senhor, confirmam sua esperança do futuro, na volta de Jesus para sua redenção e garantia de seu estado esterno…

  1. A preparação de cada crente em Cristo Jesus, deve ser constante, porque não sabemos o dia nem a hora que o Senhor virá – Mateus 24: 42- 44. 25:13. Marcos 13: 32-33.

Conclusão: Assim são as principais funções da Ceia do Senhor, claramente definidas nas Escrituras. Afinal é uma ordenança, fato simbólico ordenado por Jesus como testemunha das verdades centrais do evangelho, e celebração da Igreja… O Senhor nos abençoe como celebrantes da Ceia do Senhor.

Lembretes:  

25 Junho – Festa do Cachorro quente na Missão 1 – convites antecipados R$ 7,00 – cachorro quente e refrigerante 200ml.

26 de junho –  Evangelismo = Ministério infantil

15, 16 e 17 de Julho = Encontro Peniel para Adolescentes – Faça já sua inscrição com a Gil e o Junior – valor: R$ 65,00 – para Meninos e meninas de 13 a 17 anos – vagas limitadas  

Joaquim Felipe Rocha